Já conhece a aplicabilidade do flange rosqueado?

Dispositivo está presente em oleodutos e gasodutos

Como o nome já diz, o flange rosqueado é um dispositivo que pode ser preso a um comprimento de tubo sem solda. Com um fio cônico, o flange rosqueado é apertado sobre o tubo, garantindo a vedação completa. Porém, pode ser utilizado também com uma solda de vedação comum, quando preciso. O objetivo da conexão rosqueada é fazer do dispositivo a opção mais viável em áreas com substâncias inflamáveis ou explosivas.

Em setores como refinarias, estaleiros e outros que tenham sistemas de condução de material explosivo em oleodutos e gasodutos a solda não é aplicável. Nesses ambientes, o flange mais indicado é o rosqueado, pois não compromete a instalação.

O flange rosqueado é encontrado em tubos de menor diâmetro, e adequado para o uso de gasodutos de alta pressão e que trabalham sob alta temperatura. O calor expande o tubo no flange, fazendo com que o selo seja ainda mais eficiente, evitando possíveis vazamentos.

Durante a montagem, antes que o dispositivo conduza líquidos inflamáveis, uma solda de vedação é feita na união do tubo e do flange, para ter garantia de uma conexão à prova de vazamento. Ao contrário de uma solda no flange, o selo da solda é usado apenas para eliminar um possível vazamento no futuro.

Caso o flange rosqueado seja em aço inox, é necessário uma solda delicada, para que não ocorra interferência estética. O flange rosqueado apresenta também outros benefícios, como resistência mecânica, suportando condições de extrema temperatura e pressão, que podem ser geradas dentro de uma tubulação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *