Flange roscado pode ser montado sem solda

Grupo Flanjaço oferece os melhores produtos da categoria

Este tipo de flange é apropriado para tudo que não necessitam de solda, como ferro fundido, aço galvanizado e materiais plásticos. O flange roscado SCR (Screwed) oferece a vantagem de ser montado sem solda, sendo utilizado em instalações com baixa pressão e temperatura ou processos que necessitem de tratamento de superfície, galvanização (eletrolítica ou a fogo), pintura (epóxi ou termoplástica) ou ainda em áreas altamente explosivas, em que soldar pode ser perigoso. O flange roscado é inadequado para pressurização ou fluídos tóxicos.

O flange roscado é comumente usado em tubos de menor diâmetro. Este tipo de conexão é mais adequado para uso em gasodutos de alta pressão e que trabalham em altas temperaturas. O calor expande o tubo no flange, o que o veda e o torna à prova de vazamentos.

Muito utilizado em fábricas, refinarias e estaleiros, o flange roscado contribui nas conexões que serão utilizadas em locais onde a soldagem é proibida devido à natureza altamente explosiva de alguns materiais, que são movidos via oleodutos e/ou gasodutos.

O flange roscado muitas vezes é uma boa opção na montagem de tubulações, com um fio dentro do flange cônico, o tubo – que também é cônico em sua parte externa, é inserido no flange de rosca. Com a junção dos dois, a articulação é apertada e o flange se torna a prova de vazamentos. Caso as condições permitam e seja necessário, pode-se considerar o processo de soldagem seguro, com uma solda de vedação feita ao redor da junção do tubo e do flange.

Em conformidade com a norma ASME/ANSI B16.5, para as classes de pressão 150 a 1500 lbs, com ou sem ressalto, pode ser fornecido com acabamento da junção ranhura tipo standard (stok finish), ranhura espiral (spiral serrated), ranhura tipo 125 RMS (smoth finish) e ranhura concêntrica (concentric groove). É produzido em aço-carbono, aço inoxidável ou liga de carbono, nas bitolas de 1/2 a 24” e classe 150# a 2500#.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *